Investigadores

sampaio

Sofia Sampaio é Investigadora Auxiliar no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), onde integra o grupo de investigação ‘Práticas e Políticas da Cultura’ e o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA). Os seus interesses de investigação situam-se no âmbito dos estudos culturais e da antropologia visual, incidindo sobre as imagens em movimento cinegrafadas e as práticas de turismo, com implicações para a teoria e a crítica da cultura. Actualmente, desenvolve o projecto “Exploring tourist and filmmaking practices through Portuguese non-fiction film: from the early travelogue to the tourism promotional film (1910-1980)” (IF/00313/2013), sobre as práticas cinematográficas e turísticas em Portugal, a partir do acervo do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

 

ra_p

Raquel Schefer é investigadora, realizadora e programadora. Doutorada em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris 3, é professora assistente na Universidade Grenoble Alpes. Publicou o livro El Autorretrato en el Documental (2008), na Argentina. É co-editora da revista de cinema La Furia Umana.

 

thaisblank

Thais Blank é investigadora, montadora e realizadora. Doutora em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) em regime de cotutela com a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2010). Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC/FGV, onde atua também como professora horista. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, tais como: Devires; Laika; Significação; Doc On-line; História da Mídia, entre outras.

 

Federico Pierotti é Professor Auxiliar na Universidade de Florença, onde ensina História do Cinema e Formas do Cinema Moderno e Contemporâneo. Publicou dois livros (2012 e 2016) sobre a cor no cinema, vários artigos em diferentes jornais académicos, e participou em conferências internacionais sobre Filme, Media e “Color Studies”. Em 2016 foi Investigador Associado da Italian Academy for Advanced Studies da Columbia University, Nova Iorque.

 

 

Patrícia Machado é doutora em Comunicação pela ECO-UFRJ, com passagem pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III, pesquisadora e professora do curso de cinema da PUC/RJ. Publicou artigos e capítulos de livros sobre imagens de arquivo, documentário, memória e ditadura militar.

 

Leandro Pimentel é Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Tecnologias da Comunicação e Estéticas e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, realizou estágio no grupo de pesquisa AIAC/Arts des images & Art Contemporain, na Universidade Paris 8. Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC do Rio de Janeiro e em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela UCAM. Publicou o livro O inventário como tática: a fotografia e a poética das coleções (Rio de Janeiro, Editora Contracapa, 2014).